segunda-feira, 30 de março de 2009

Óleo de Cozinha


Muitos estabelecimentos comerciais (restaurantes, bares, lanchonetes, pastelarias, hotéis) e residências jogam o óleo comestível (de cozinha) usado na rede de esgoto. O óleo mais leve que a água, fica na superfície, criando uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática, os fitoplânctons. Além de gerar graves problemas de higiene e mau cheiro, a presença de óleos e gorduras na rede de esgoto, causa o entupimento da mesma, bem como o mau funcionamento das estações de tratamento. Para retirar o óleo e desentupir são empregados produtos químicos altamente tóxicos, o que acaba criando uma cadeia perniciosa. Além de causar danos irreparáveis ao meio ambiente constitui uma prática ilegal punível por lei.

 

Não podemos mais ter uma relação com a natureza de meros expectadores; somos parte integrante da natureza, e temos o dever de minimizar impactos e buscar alternativas de melhoria de condições de vida[1].


[1] - ALBERECI, M. B., PONTES, F. F. F. Reciclagem de óleo comestível usado através da fabricação de sabão. In: Eng.ambient., Espírito Santo do Pinhal, v.1, n.1, p. 073-076. jan./dez., 2004.

Por este motivo, esteja consciente, e não jogue seu óleo utilizado no ralo da sua pia, junte e nos chame que buscaremos o seu óleo.

Cátia

Nenhum comentário:

Postar um comentário